terça-feira, 20 de março de 2012

Educador a toda prova

Século XXI,dias atuais...
      Somos bombardeados a todo instante por noticias e movimentos com temas como Politicas Públicas, Bullyng, Homofobia, Vícios dentre outros que expõem nossa fragilidade;
    Projetos e mais projetos que terminam engavetados, leis que não funcionam de fato e de direito; e por falar em DIREITO, ê palavrinha complexa e parcial, está interligada com DEVER  cujo uso é quase sempre contestado.
     Neste cenário quase todos tem aquém recorrer; veja só:
A criança e o adolescente: Conselho Tutelar, ECA;
Mulher: Lei Maria da Penha;
Preconceito e violência: Código Penal
Consumidor: PROCON
Corrupção: CPI                     
     E O PROFESSOR?
     Na educação não é diferente, para cada um dos citados acima, pais, alunos, aposentados, profissionais específicos existem Leis, Artigos, Paragráfos, Emendas, Diretrizes, Indicadores, Metodologias inovadoras, Departamentos, Ouvidorias, Defensorias e Ministérios que  fomentam a qualidade e suas espectativas de vida.    
    Quando o assunto é verbas e salários há datas especificas e valores fácilmente estipulados.
    E O PROFESSOR(A)?
    Para ser médico, jornalista, jogador ou qualquer que seja a especialidade profissional  é necessário o auxilio do professor, porém  professor cada vez menos pessoas querem ser. Um dos motivos seria a desvalorização, pois para se ter um aumento salarial é preciso, propostas, contra-proposta e por fim greve  conseguindo 5%  dos 24%  sugeridos. O mais revoltante é que para Deputados e Senadores basta uma simples reunião (assembléia) e uma votação que certamente o sim será unanime; PRONTO lá esta seus salários triplicados e direito de aposentadoria incontestável mesmo com apenas um  mandato.
    E O PROFESSOR? Mais deveres, menos direitos, diversas enfermidades e uma certeza, ninguém para ouvi-los, defendê-los ou simplesmente valorizá-los. Só Deus para fazer milagre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário